segunda-feira, 20 de março de 2017

O Arquipélago da Mancha - Victor Hugo (102 p.)

Capítulo inicial do clássico "Trabalhadores do Mar".
Victor Hugo escreveu o livro quando estava em seu exílio em Jersey / Guernesey, após o grande sucesso de "Os Miseráveis". 
Ao escrever T do M, Victor Hugo fez um capítulo inicial a ser lançado somente na segunda edição de Trabalhadores do Mar, considerando O Arquipélago cansativo para o leitor comum que ainda não se apaixonara por Gilliat e Deruchete.
Os editores prometeram que o lançariam assim que fosse possível, sendo que guardaram o Arquipélago por anos antes de ser editado.
O Livro ambienta o cenário onde o romance de Gilliat ocorrerá, as idiossincracias locais, a geografia, os costumes, leis, regras, ancestralidade, correntes marítimas, religiões, idiomas, moedas, repartições jurídicas, preconceitos, história e desenvolvimento das peculiaridades do arquipélago. Justamente por isso, sendo cansativo para o início de um grande clássico.
De minha parte, descobrir O Arquipélago, anos após ter lido por 2 vezes T do M, foi um achado precioso e inesperado, onde pude saborear cada detalhe das descrições pormenorizadas do rico ambiente insular.

Recomendo para quem já leu os TRABALHADORES DO MAR!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário