quarta-feira, 19 de abril de 2017

Han da Islândia - Tomo I e II - Vitor Hugo (580 p.)


Han da Islandia (título original en francés: Han d'Islande) é a primeira novela escrita pelo poeta e novelista francês Vitos Hugo. Publicada em 1823, quando o autor tinha 21 anos.


É uma das obras que o consagram como grande mestre do romancismo. Apesar de ser um mero melodrama, esta novela já aponta a maneira e o toque de Hugo e seu gosto pelos contrastes que revelan a perpétua luta entre o bem e o mal.

Argumento (Spoilers)

A Novela se desenvolve em 1699, num ficticio reino da Noruega, Dinamarca e Islândia imaginado pelo autor.

Ordener Guldenlew, um cavalheiro, filho de um importante chanceler do Reino escandinavo, ama Ethel, uma jovem que vive numa prisão junto ao seu pai, Schumacker, que foi um chanceler a vinte anos atrás e agora preso por falsas acusações formuladas por um rival.

O Pai de Ordener Guldenlew, que pretendía usurpar seu posto. Ethel, enamorada do cavalheiro, desconhece o sobrenome de seu amado.

Neste ínterim, os inimigos de Schumacker querem assassiná-lo e organizar um levantamento revolucionários dos mineiros locais. 

...

Vítor Hugo, é conhecido por suas novelas imortais (Os Miseráveis, Corcunda de Notre Dame e os Trabalhadores do Mar) e em Han da Islandia"mostra as sementes literárias das contradições sociais e de seus personagens de suas grandes novelas. 

"Han da islandia" OBRA EM 2 TOMOS - desatou a surpresa e o entusiasmo entre os leitores e consagrou imediatamente seu autor. Utilizando o fundo histórico dos sombrios países do norte da Europa, Vítor Hugo narra com uma tensão dramática cheia de colorido e riqueza expressiva uma turbulenta história de conspirações, amor e ódio, onde alternan o ideal e o grotesco, em cujo centro se alça a diabólica figura de Han da Islandia, monstro de força e maldade sem limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário