domingo, 29 de janeiro de 2017

O SEGREDO DOS FLAMENGOS - Federico Andahazi (206p.)

No período do Renascimento, mestres florentinos da pintura dominam o segredo matemático da perspectiva, e os mestres flamengos, o mistério alquímico das tintas e pigmentos. Talento e habilidade nas artes são mais do que nunca um instrumento de poder, e através deles os artistas buscam penetrar no mundo das cortes e dos mecenas. Nesse panorama de intensa rivalidade cultural e intelectual, os mais sofisticados pintores não hesitam em matar para aperfeiçoar a sua arte e para impedir que seus inimigos consigam chegar ao artífice perfeito – aquele que dominaria a perspectiva, bem como as cores.

Pietro Della Chiesa, promissor discípulo do mestre Francesco Monterga, aparece, nu e degolado, em uma floresta de Florença. Em Flandres( atualmente parte da França e da Bélgica), a linda e sedutora mulher de um rico armador português oferece uma fortuna para ser retratada em pouquíssimo tempo pelos irmãos Van Mander – um, o pintor; o outro, cego, o responsável pela preparação dos pigmentos. Neste thriller psicológico que traz a marca instigante e sensual da literatura de Federico Adahazi, o que está em jogo é muito mais que a fama de um quadro, uma morte ou duas: trata-se da luta pela supremacia da pintura européia, da busca pela perfeição – e da cobiça humana em reproduzir as ações de Deus.

sábado, 28 de janeiro de 2017

O Ponto da Virada - The Tipping Point - Malcolm Gladwell (217p.)

Ao contrário do que estamos habituados a pensar, nossa maneira de ser e agir não é algo orientado unicamente por nossos genes. Sofremos uma influência extrema do meio em que vivemos e da personalidade e do comportamento das pessoas que nos cercam.

Em grande parte, é graças a isso, segundo Malcolm Gladwell, que se propagam os fenômenos que ele chama de epidemias sociais. O Ponto da Virada, explica o autor, é justamente o momento em que pequenas mudanças entram em ebulição, fazendo com que a trajetória de uma tendência ou de um comportamento dê uma guinada e se alastre. Ou se acabe.

Desempenhando um papel essencial nessas epidemias estão três tipos interessantes: os Experts − indivíduos que atuam como "bancos de dados", fornecendo a mensagem −, os Comunicadores − ou "cola social", aqueles que espalham a informação − e os Vendedores − pessoas capazes de nos convencer quando não acreditamos no que estamos ouvindo.

Gladwell nos apresenta ainda a outros dois elementos fundamentais nesse processo. Um deles é o Fator de Fixação − aquilo que evita que a mensagem entre por um ouvido e saia pelo outro, garantindo a assimilação de uma mudança ou inovação. O segundo é o Poder do Contexto − as fortes influências que o tempo e o ambiente exercem sobre nós.

O objetivo de toda essa reflexão, afirma o autor, é, em suma, responder a duas perguntas: "Por que alguns comportamentos, produtos e idéias deflagram epidemias e outros não? E o que podemos fazer intencionalmente para desencadear e controlar as nossas próprias epidemias positivas?"

Gladwell responde às duas questões dizendo basicamente o seguinte: o mundo, por mais que queiramos, não corresponde àquilo que a nossa intuição nos diz. As pessoas que têm sucesso na criação de uma epidemia social testam sua forma de ver as coisas e a adaptam para que a inovação possa ser assimilada e disseminada.

"Quando procuramos fazer com que uma ideia, uma atitude ou um produto alcance o Ponto da Virada, estamos tentando mudar o nosso público em algum aspecto, pequeno porém crítico: pretendemos contaminá-lo, arrebatá-lo com nossa epidemia, fazer com que passe da hostilidade para a aceitação", conclui ele.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O Gosto da Liberdade - Ajahn Chah (57p.)

Acerca desta Mente...
Sobre Meditação (Uma palestra informal dada no dialeto do Nordeste da Tailândia, retirada de uma fita não identificada)
O Caminho em Harmonia (A combinação de duas palestras proferidas na Inglaterra em 1979 e 1977 respectivamente)
O Caminho do Meio Interior (Proferida no dialeto do Nordeste da Tailândia para uma assembléia de monges e pessoas leigas em 1970)
A Paz que está mais além (Uma versão condensada de uma palestra proferida para o Chefe Conselheiro Particular da Tailândia, Sr. Sanya Dharmasakti, em Wat Nong Pah Pong, 1978)
Abrindo o Olho do Dhamma (Proferida em Wat Nong Pah Pong para a assembléia de monges e noviços em Outubro, 1968)
Convenção e Libertação (Uma palestra informal dada no dialeto do Nordeste da Tailândia, retirada de uma fita não identificada.)
Sem Morada (Uma palestra dada aos monges, noviços e pessoas leigas de Wat Pah Nanachat em uma visita a Wat Nong Pah Pong durante o período das chuvas em 1980)
Entendimento Correto - O Lugar da Equanimidade (Proferida para uma assembléia de monges e noviços em Wat Pah Nanachat, durante o retiro do período das chuvas em 1978.)
Epílogo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Causos Russos - Mikhail M Zochtchenko (106p.)

Este livro proporciona ao leitor o cotidiano da Rússia pós-revolucionária que, na década de 40, pelo pensamento oficial impôs a Zschtchenko o silêncio - seus livros deixaram de ser publicados e o autor foi expulso da União dos Escritores, sob a alegação de que estaria 'insultando o povo soviético'. Mais tarde, a história mostrou que ele estava correto em suas críticas. Tatiana Belinky assina a tradução.

Meditações para Gestantes - Fadynha (110p.)

Sinopse




Esta é uma obra para pais sensíveis, que desejam viver na gestação e no parto uma experiência feliz e que querem investir para que a criança que vão colocar no mundo seja uma pessoa saudável e equilibrada.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

10% Mais Feliz – Dan Harris (175 p.)

10% Mais Feliz – Dan Harris era um jornalista promissor, que construía com garra sua carreira de apresentador na rede de televisão americana ABC News. Mas a obsessão pelo trabalho, a autocrítica exagerada e a extrema competitividade o levaram a um ponto sem volta: o dia em que teve um ataque de pânico ao vivo, diante de milhões de telespectadores. A partir dali, ficou evidente que algo precisava mudar – e Dan acabou embarcando numa inesperada odisseia pelo mundo da espiritualidade.
Dan encontrou na meditação um modo eficaz de acalmar seus pensamentos, equilibrar suas emoções e se tornar uma pessoa melhor – mas sem perder a energia para lutar por aquilo que deseja. Fugindo de clichês e sentimentalismos, ele divide com o leitor suas dúvidas, desconfianças e descobertas, narrando de forma hilária os inusitados passos dessa jornada: de entrevistas com Eckhart Tolle, Dalai Lama e Deepak Chopra até um retiro de dez dias que fez ruir sua resistência.
Com um olhar extremamente lúcido e inteligente sobre a espiritualidade e a religião, este livro oferece novas perspectivas sobre os benefícios da meditação e explica como ela pode ajudar qualquer pessoa a desacelerar e ser mais feliz – mesmo que seja tão cético quanto o próprio autor.

O Melhor do Romance, Contos e Crônicas - Nelson Rodrigues (102p.)

SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO: Castro, Ruy - TEXTOS: "A Coroa de Orquídeas"; "O Pastelzinho"; "A Menina Sem Estrela"; "A Dama da Lotação"; "O Homem Fiel"; "O Pediatra"; "A Última 'Mulher Fatal'"; "Morrer com o Ser Amado"; "Os que Esquecem Antes de Amar"; "O Casamento"; "A Realeza de Pelé"; "O Eichmann do Apito"; "À Sombra dos Crioulões em Flor" - "Só os profetas enxergam o óbvio", dizia Nelson Rodrigues a respeito de certos fenômenos que, por estarem bem debaixo dos nossos narizes, tornam-se invisíveis. O óbvio ulula para nós, clamando por reconhecimento, e, apesar disso, passamos invictos por ele, com uma superioridade imbecil e alvar. Um dia, finalmente, alguém o enxerga - e, por enxergá-lo, torna-se um profeta e é carregado em triunfo numa bandeja, de maçã na boca, como um leitão assado. Nelson, mais do que todos, foi uma vítima do óbvio. Com a exceção dos iluminados de sempre, os críticos comportaram-se dinate de sua obra como ceguinhos de rua do Ouvidor. Moralistas de direita e de esquerda, sentados sobre os próprios rabos, tachavam-no de imoral. Até os inteligentes - e que gostavam dele, como o poeta Manuel bandeira - às vezes o estranhavam: "Nelson, por que você não escreve sobre pessoas normais?", perguntou Bandeira. E Nelson, levantando as mãos ao céu: "Mas, meu querido Bandeira, eu escrevo sobre pessoas como você e eu!" (Ruy Castro)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

As flores que o chapadão não deu - David Gonçalves (97p.)

As flores que o chapadão não deu. Romance, 7ª edição, Sucesso Pocket, 2000.
É o primeiro livro do autor, escrito entre os dezoito e vinte anos. A terceira edição foi recolhida por ordem da polícia federal, e tendo ficado dezesseis anos no porão dos esquecidos, voltou ao público brasileiro, pois não era mais possível ignorar a produção desse brilhante escritor que investiga o boia-fria, o negro e os deserdados da fortuna. É um dos poucos livros na literatura brasileira que trata do racismo de forma fireta, sem subterfúgios. Uma obra que vai deixá-lo perplexo e amargurado, consciente de que muitas coisas precisam mudar. Permeado de suor, luta, amor e terra, As flores que o chapadão não deu é compromisso social, é o grito de liberdade de uma raça que vem sofrendo ao longo dos anos. Rosário, o personagem negro, faz parte do grupo de marginalizados que se vê acuado pelas forças sociais dominantes. A ele, tudo é negado, inclusive o amor. Porque é negro.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

BLINK - Malcolm Gladwell

“Um verdadeiro deleite. Repleto de insights surpreendentes sobre nosso mundo e nós mesmos.” – Salon.com “Gladwell cria outro fenômeno intelectual popular ao subverter o senso comum sobre a maneira como tomamos decisões.” – Bookmarks Magazine. Por que algumas pessoas são brilhantes ao tomar decisões e outras são incapazes de fazer a escolha certa? Por que algumas são bem-sucedidas ao seguir sua intuição enquanto outras se deixam levar por preconceitos e cometem grandes erros? Como nosso cérebro funciona no trabalho, na sala de aula, na cozinha e na cama? Baseado em fundamentos científicos, “Blink” é um livro sobre como podemos julgar, decidir e fazer escolhas sem refletir muito a respeito. Para explicar o conceito, Malcolm Gladwell apresenta histórias impressionantes, como o caso do especialista em arte que, num único relance, descobriu que uma escultura comprada por uma fortuna pelo Museu Getty era uma falsificação; o produtor que percebeu todo o potencial de Tom Hanks no instante em que o conheceu; o psicólogo que, só de observar um casal conversar por apenas alguns minutos, consegue rever quanto tempo vai durar aquele relacionamento; entre outras. “Blink” revela que, para tomar uma grande decisão, não é necessário processar mais informações ou deliberar por mais tempo, e sim desenvolver a arte de filtrar, a partir de inúmeras variáveis, as poucas informações que realmente importam


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

80 ANOS DE POESIA

Esta antologia foi organizada para homenagear os 80 anos de Mario Quintana, comemorados em 30 de julho de 1986, estão reunidos os principais poemas do poeta gaúcho.
Apresentados em ordem cronológica, eles atestam a procura de diferentes maneiras de dizer e indicam como o poeta vai optando por uma expressão próxima do coloquialismo, vizinha da prosa.
Isto permite ao leitor uma visão geral do percurso poético de Quintana, mestre do percurso poético de Quintana, mestre em estabelecer uma comunicação imediata e efetiva com quem o lê: ao dizer o humano em suas múltiplas facetas, ele fala a todos nós.


Autor: Mário Quintana
Editora: Globo
Páginas: 206

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O Mentalista – Thorsten Havener

Cuidado com o que você pensa, alguém pode ler a sua mente…Quantas vezes desejou ter uma bola de cristal para saber o que se passa na cabeça de alguém? Fique sabendo que isso é possível, e sem recorrer à magia ou qualquer tipo de ilusão.Com mais de 350 mil exemplares vendidos na Alemanha, e 400 mil no Japão, Thorsten Havener, nos ensina os segredos para aprender a ler os pensamentos dos outros no dia a dia, por meio de uma série de técnicas e exercícios práticos, baseados na sua experiência pessoal e científica.Imagine só a vantagem competitiva que você passará a ter, numa reunião de negócios, na sua vida pessoal e sentimental, com uma ferramenta dessas na mão? Bem-humorado e espirituoso, o autor nos leva em uma viagem emocionante ao mundo mágico da sugestão, da linguagem corporal e da leitura da mente.

Ciclo da Lua - César Magalhães Borges

Sinopse:
“O ciclo inicia-se com a apresentação de uma carta lunar, cujas cores, verde, vermelho, violeta e azul representam, respectivamente, a primavera, o verão, o outono e o inverno como, também, os elementos da natureza. E nessa trilha do ciclo apresenta-se a lua. Segue-se a lua crescente por uma revoada de um vermelho carmim. Vem a lua cheia tecida num plantio de violetas. Aparece a minguante dando sua face em azul e renova-se o ciclo da lua nova aí, e vai...”

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O Prisioneiro do Céu – Carlos Ruiz Zafón

Descrição do livro

Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A sombra do vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas. Já se passa um ano do casamento de Daniel e Bea. Eles agora têm um filho, Julián, e vivem com o pai de Daniel em um apartamento em cima da livraria Sempere e Filhos. Fermín ainda trabalha com eles e está ocupado com os preparativos para seu casamento com Bernarda no ano-novo. No entanto, algo parece incomodá-lo profundamente. Quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere em uma manhã em que Daniel está sozinho na loja. O homem misterioso entra e mostra interesse por um dos itens mais valiosos dos Sempere, uma edição ilustrada de O conde de Montecristo que é mantida trancada sob uma cúpula de vidro. O livro é caríssimo, e o homem parece não ter grande interesse por literatura; mesmo assim, demonstra querer comprá-lo a qualquer custo. O mistério se torna ainda maior depois que o homem sai da loja, deixando no livro a seguinte dedicatória: “Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro”. Esta visita é apenas o ponto de partida de uma história de aprisionamento, traição e do retorno de um adversário mortal. Daniel e Fermín terão que compreender o que ocorre diante da ameaça da revelação de um terrível segredo que permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade. Ao descobrir a verdade, Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele. Transbordando de intriga e emoção, O prisioneiro do céu é um romance em que as narrativas de A sombra do vento e O jogo do anjo convergem e levam o leitor à resolução do enigma que se esconde no coração do Cemitério dos Livros Esquecidos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O CAMINHO PARA A FELICIDADE

MAIS SOBRE O CAMINHO PARA A FELICIDADE

A escolha de ações e decisões requer destreza e sabedoria, não só auto-interesse ou interesse do grupo. Contendo os 21 preceitos, O Caminho para a Felicidade ajuda a guiá-lo naquelas escolhas encontradas na vida. Este pode ser o primeiro código moral não-religioso baseado unicamente no senso comum.
A alegria e felicidade verdadeiras têm muito valor.
Se uma pessoa não sobreviver, não conseguirá obter alegria nem felicidade.
É difícil tentar sobreviver numa sociedade caótica, desonesta e que é, de um modo geral, imoral.
Todas as pessoas ou grupos tentam obter da vida todo o prazer e ausência de dor que puderem.
A sua própria sobrevivência pode ser ameaçada pelas más ações das pessoas que o rodeiam.
A sua felicidade pode transformar-se em tristeza e tragédia devido à desonestidade e má conduta de outros.
Tenho a certeza de que pode lembrar-se de ocasiões em que isto realmente aconteceu.Estas más ações reduzem o seu potencial de sobrevivência e diminuem a sua felicidade.
Você é importante para as outras pessoas.Elas ouvem-no.Você pode influenciar os outros.
A felicidade ou infelicidade das outras pessoas que você conhece, é importante para si.Sem muito trabalho e ao usar este livro, você pode ajudar essas pessoas a sobreviver e a ter uma vida mais feliz.
Embora ninguém possa garantir que outra pessoa seja feliz, as possibilidades de sobrevivência e de felicidade dela podem ser melhoradas.E com as dela, as suas também o vão ser.
Está ao seu alcance indicar o caminho para uma vida menos perigosa e mais feliz.